sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tutorial 1 de edição de vídeo - Die Sonic the Hedgehog



O vídeo acima que vocês provavelmente viram, é o video que eu fiz com meus amigos no Second Life com o título "Die Sonic the Hedgehog", e hoje vou mostrar a vocês como fazer os efeitos mostrados no vídeo acima

Primeiro que vocês precisam saber é que aquele cenário é inexistente no Second Life. Aquele cenário foi criado do pior jeito com a ajuda de uma tela verde, que no Second Life é muito fácil de se conseguir.

Tudo que vocês vão precisar são:
Sony Vegas Pro 8.0
um programa que grava a tela do computador
Uma conta no Second Life (a não ser que queira usar isso na sua Primeira Vida)
Um telão verde
Um cenário
Amigos

______________________________________||___________________________________________
Uma coisa que é muito importante de vocês terem conciência:
O fundo verde não é utilizado para criar um cenário, e sim o seu fundo. O video acima vocês podem notar uns defeitos como o Sonic estar pisando fora da plataforma e o outro estar pisando muito para dentro e não estavam alinhados à superfície. Esse é um dos erros que eu cometi, o fundo verde nesses casos são apenas para fundo.

Ok, eu já criei um fundo verde no Second Life:











Esse fundo será gravado junto com o cenário (que eu também já tenho) fazendo com que o fundo não seja da ilha que eu estava, e sim da Chemical Plant Zone, que está logo aqui abaixo:

Link da foto: 
http://www.wallz.eu/photo/167193/ChemicalPlantZone.png










Agora que já temos o fundo e um cenário, vamos precisar de mais dois recursos: Um gravador de tela de computador (que grave audio também de preferência) e uns amigos para te ajudar na produção do video.

Existem vários programas para gravar a tela de seu PC. O Camtasia Studio 7 é um editor de video que também grava a tela de seu computador, entre muitos outros. Eu uso o Fraps. Fraps é um programa que captura videos e screenshots de jogos de computador, inclusive o Second Life.
Após de você conseguir o gravador de video, você precisa de seus amigos. Após de conseguir os amigos, tudo que você precisa fazer é gravar seus amigos fazendo uma cena no cenário a frente do fundo verde ( E tente gravar de um bom ângulo).

Após de gravar o seu video, você precisará editar ele certo? Pois bem, essa parte é facil, não se preocupem, eu tirei uma screenshot no Second Life com o Cenário e o Fundo Verde e com essa screenshot eu irei lhes ensinar passo a passo como fazer um video que nem o de lá de cima, ou até melhor.

Muito bem, vamos começar.
____________________________________||_____________________________________________

Primeiro Passo:
Esse é o passo mais óbvio de todos, abra o Sony Vegas e importe o seu vídeo e se prepare para trabalhar.

Segundo Passo:
Nesse segundo passo, você precisa transformar aquele fundo verde no fundo da Chemical Plant Zone, o que é um processo bem simples:
- Vá em Video FX e então na barra lateral esquerda tem vários grupos de efeitos de video, procura por Chroma Keyer e ao lado vai aparecer as opções, arraste Green Screen para seu video e crie uma Video Track a mais e coloque o fundo da Chemical Plant abaixo do video que você gravou com seus amigos.














Pode ocorrer a possibilidade de o fundo estar mal posicionado e o video fique com aquelas barras horizontais pretas no topo e embaixo do video, mas nada que não dê para resolver.

Terceiro passo:
Clique no botão Event Pan no video na linha do tempo em ambas as imagens (no vídeo e no fundo), ao lado da prévia do video aparecerá uma parte do video para você editar a posição e etc, mas não é isso que vamos fazer agora, vamos retirar as barras pretas. Essa opção fica ao lado dessa imagem do video para editar a posição, na barra lateral esquerda dessa seleção. Em Source, vocês verão uma seleção "Mantain aspect ratio" e provavelmente ao lado está selecionado Yes. Mude para No em ambas as imagens.











Agora sim vamos editar a posição do fundo caso ele não esteja devidamente posicionado.

Quarto Passo:
No mesmo botão Event Pan (dessa vez só no fundo) basta arrastar aquela seleção com um F em cima da imagem para o lado que quiser posicionar.
Obs: Se você mover a seleção para cima, a imagem desce, e vice-versa, o meso funciona com o zoom.











Agora você deve ter seu trabalho pronto.
Caso você queira fazer um Jump Cut para outra cena ou coisa do gênero, basta apertar a tecla S na parte que você cortar e apertar tecla S mais uma vez na outra parte que você quer cortar e deletar a parte que você não quer.

Jump Cut para quem não sabe é aquele corte no video que muda de uma cena para a outra, também usado muito em Vlogs como PC Siqueira, Felipe Neto e etc.
_________________________________________||________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Youtube Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger